GUARAREMA: DO PASSEIO DE MARIA FUMAÇA ÀS ATRAÇÕES LOCAIS

February 5, 2018

 

Quem disse que é preciso ir longe para encontrar atrativos, lazer, muito verde e até mesmo boas opções gastronômicas? A apenas 70 km da capital paulista, na região do Alto Tietê, está localizada uma pequena cidade que faz divisa com Mogi das Cruzes. Guararema é atraente e cheia de surpresas, até mesmo para os moradores.

 

Foto por Reprodução via guararema.sp.gov.br

Seu centro histórico é composto por muitas opções para todos os gostos e idades. Ao passar por esse cartão-postal, a primeira parada é o Parque Recanto do Américo, onde há vários quiosques – local que já foi até cenário de novela. Por lá há espaços para piqueniques ou apenas para uma parada para descanso.

 

Foto por Reprodução via guararema.sp.gov.br

Os visitantes que vão apenas para um bate e volta não precisarão se preocupar, pois em apenas um dia é possível caminhar por todos os lados. Para mostrar o quão preservada e evoluída a pequena cidade é, o passeio de Maria Fumaça poderá te proporcionar boas sensações em uma adorável ida até a estação ferroviária de Luís Carlos. Mas antes de embarcar nessa viagem, a melhor dica é chegar para o café da manhã, conhecer todas as atrações da cidade e apenas na segunda e última partida (14h30) pegar o trem.

 

Foto por Ken Chu

Antes disso, não deixe de conhecer o Espaço Literário, perfeito para todas as idades – e com certeza uma das melhores formas de atrair as crianças ao mundo dos livros, em atividades e brincadeiras educacionais. Há diversos espaços, desde uma brinquedoteca para os mais pequeninos até salas com computadores, cafés e biblioteca com sofás confortáveis.

Quem quiser pegar um cineminha no final da tarde, pode ir até o Cine Guararema e conferir os filmes em cartaz, comprar pipoca e bebidas para a sessão. Por ali, há também um centro especial para os amantes de artesanato. O Centro Artesanal Dona Nenê é uma casa de vidro que abriga diferentes objetos artesanais. Entre eles podemos contar com brinquedos, utensílios para a casa, chaveiros, caixas e muito mais.

 

Foto por Divulgação

Guararema é muito conhecida por ser a terra de São Longuinho e, devido a este título, não deixe de conhecer a morada do santo. Com arquitetura tipicamente barroca e paredes construídas e taipa de pilão, a Igreja Nossa Senhora da Escada foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1941. Esta é a única igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho e é uma pitoresca e imperdível atração da cidade.

 

Foto por Divulgação

Além desta, há outras igrejas, até mesmo no centro histórico. A Ilha Grande e o Parque Municipal da Pedra Montada são atrações para os amantes de ecoturismo. Nelas você pode aproveitar o contato com a natureza e os animais, como a capivara.

Onde ficar: Vale do Sonho Hotel & Eventos

 

Foto por Divulgação

Localizado na região do Alto Tietê, a 35 km de São José dos Campos, o hotel oferece ótimas áreas de lazer e uma completa infraestrutura. As acomodações contam com confortáveis chalés e apartamentos equipados com televisão, ar-condicionado, frigobar e WiFi. Para garantir o entretenimento dos hóspedes, a área de lazer dispõe de duas piscinas, sendo uma delas climatizada e com toboágua, cascata, piscina infantil, sauna, parquinho, playground, quadra poliesportiva, salão de jogos, mini tirolesa, cama elástica e brinquedos infláveis – algumas dessas atrações estão de frente para o Rio Paraíba do Sul, numa área ajardinada de 12 mil m².

 

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por Reprodução via guararema.sp.gov.br

 

fonte: qualviagem

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ilha da Madeira: piscinas naturais, museu do CR7 e outras atrações turísticas

December 18, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

December 14, 2018

Please reload

Arquivo