Parque Estadual da Lapa Grande em Montes Claros – MG

April 30, 2018

 

 

O Parque Estadual da Lapa Grandereserva grandes e lindas surpresas bem pertinho do centro de Montes Claros, em Minas Gerais. A área do parque possui nascentes de rios com águas cristalinas, trilhas, paredões com pinturas rupestres e grutas para a apreciação. A interação com a natureza é incrível.

Para chegar no Parque Estadual da Lapa Grande a melhor opção é o Aeroporto de Montes Claros, que recebe voos frequentes da Azul. De lá você pode alugar um carro no aeroporto e fazer tudo por sua conta. Ou então, descer em Belo Horizonte e ir de carro também. São aproximadamente 5hs de estrada até chegar em Montes Claros. Os voos para “MOC” não são tão baratinhos, mas vale a pena ficar de olho nas promoções aéreas para ganhar tempo na viagem e conhecer outros atrativos próximos da região.

 

 

 

Antes de ir recomendo fazer contato com o centro de visitação do parque para ver se estarão recebendo visitas na data que você deseja. No site deles tem todas as informações, horários e valores para conhecer e fazer as trilhas. A entrada do Parque Estadual da Lapa Grande fica próxima a Universidade UniMontes. É só jogar no GPS que ele mostra o caminho a seguir.

VEJA TAMBÉM:

COMO CHEGAR NO PARQUE NACIONAL CAVERNAS DO PERUAÇU A PARTIR DE MONTES CLAROS

HOSPEDAGEM EM MONTES CLAROS

Trilhas do Parque Estadual da Lapa Grande

Fizemos 3 das 4 trilhas oferecidas para visitação no Parque Estadual da Lapa Grande. São trilhas curtas e tranquilas de serem feitas todas no mesmo dia, e assim conhecer todo o potencial do parque. Quando conhecemos, nos envolvemos e ajudamos a preservar!

Para caminhar nas trilhas é recomendado o uso de calçado fechado apropriado para caminhada. Vá também com roupas confortáveis e boné ou chapéu. Uma mochila com lanche e água é sempre bom. E não se esqueça de usar protetor solar e repelente de insetos. O uso de perneiras de couro é obrigatório pelo risco de encontros com animais peçonhentos, e são disponibilizadas pela administração do parque.

 

1 – Trilha da Lapa Grande (Horário livre)

A trilha para a Lapa Grande é bem curtinha e fácil de fazer. São pouco mais de 400 metros de caminhada ida e volta, e boa parte da trilha é suspensa, com o mínimo impacto pra natureza. Um deck de madeira leva até a entrada da gruta, que se estende por centenas de metros adentro.

Dentre as mais de 50 cavernas do parque, a Lapa Grande é uma das maiores da região com 2,2km de extensão, e de grande importância histórico-cultural. Possui diversas formações geológicas, tais como estalactites, estalagmites, represas de travertinos, coraloides, bolhas de calcita, cabelo de anjo e cristais de gipsita.

1/3

 2 – Trilha do Boqueirão da Nascente (Saída nos horários: 9:30h, 10:30h, 11:30h, 13:30h, 14:30h e 15:30h)

Conhecemos também o Boqueirão da Nascente que pode ser visitada através de uma trilha bem fácil de aproximadamente 1200 metros, ida e volta. Além de estalactites, estalagmites, represas de travertinos e coraloides, a caverna possui também formações de colunas e cascatas.

A trilha é toda feita margeando o Rio Lapa Grande, rodeada por vegetação sempre verde, preservada e abundante. Esse rio é um dos principais fornecedores de água para a cidade de Montes Claros, por isso a importância de preservá-lo e manter o parque. Nem preciso dizer que não é permitido entrar na água, né?

1/5

 3 – Trilha da Ponte de Pedra (Saída apenas às 13:20h)

A trilha para a Ponte de Pedra é a mais longa do Parque Estadual da Lapa Grande, com 5km ida e volta, sendo feita em aproximadamente 3hs de caminhada pela floresta e nível de dificuldade médio. Vale a pena o esforço para ver de perto a grande formação rochosa natural em forma de arco refletindo no pequeno lago em sua frente.

Sua importância histórica na região do Casarão das Quebradas marcou a degradação natural da formação rochosa pois era usada como ponte sobre o Rio Lapa Grande por viajantes, tropas e os primeiros veículos da região.

1/4

 

 

4 – Trilha da Lapa Pintada (Saída apenas às 9:30h)

Essa foi a única trilha que não fizemos. A Lapa Pintada é um grande sítio arqueológico com centenas de pinturas rupestres catalogadas. Tem aproximadamente 3,5km, ida e volta, e pode ser feita em até 2hs, em trilha de dificuldade média.

 
REGRAS GERAIS DO PARQUE ESTADUAL DA LAPA GRANDE

É obrigatório o acompanhamento de condutores do Parque Estadual da Lapa Grandepara a realização das trilhas. Antes de percorrer qualquer trilha no PELG é obrigatório que o visitante se apresente no Centro de Visitantes para receber as informações da UC, incluindo suas regras de conduta e segurança.

A autorização para acesso às trilhas será precedida da assinatura do livro de registro de visitação e conhecimento de riscos de acidentes no PELG. A atividade de caminhada nas trilhas, que ocorrerá nos finais de semana e feriados, se dará conforme o calendário do parque (no site).

 

FONTE VIAGENS POSSIVEIS 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ilha da Madeira: piscinas naturais, museu do CR7 e outras atrações turísticas

December 18, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

December 14, 2018