COMO RENOVAR PASSAPORTE BRASILEIRO - CONFIRA O PASSO A PASSO

May 3, 2018

 

Por Daniela Almeida

 

Você sabia que a validade do passaporte brasileiro agora é de dez anos? Se não sabia, leia mais detalhes neste post Novo passaporte brasileiro tem validade de 10 anos. A mudança ajudou muito. Afinal, vai demorar mais tempo para precisar fazer todo aquele processo para emitir uma nova via. 

 

Mas se o seu documento já está quase expirando, não se preocupe, renovar é muito simples. Ah, vale lembrar que alguns países aceitam apenas o passaporte com até seis meses antes da data de vencimento.

 

O nosso, por exemplo, venceria somente no começo de outubro de 2018, mas, como nossa viagem para a Europa terminaria no final de abril, não poderíamos viajar com ele. Então, tivemos que renovar em dezembro de 2017, perdendo quase dez meses da sua validade.

De qualquer forma, a renovação foi muito fácil e em, Belo Horizonte (Minas Gerais), a entrega foi muito rápida. Fizemos o pedido no dia 16 de dezembro e o documento já estava disponível para retirada no dia 26 de dezembro. Ou seja, em apenas dez dias.
 

Como renovar passaporte brasileiro

Em primeiro lugar, é preciso saber que a renovação do passaporte é apenas uma nomenclatura. Na verdade, você tem de tirar um novo passaporte. Por isso, os procedimentos são exatamente os mesmos. A única diferença é que você precisa levar o seu documento antigo para que eles possam carimbá-lo como cancelado.

 

Então, para tirar/renovar o passaporte é preciso:
 

➤ Juntar toda a documentação necessária:

- documento de identidade com foto para maiores de 12 anos;

- título de eleitor e comprovante de votação ou justificativa na última eleição;

- documento de quitação militar (para homens entre 19 e 45 anos);
- certificado de naturalização (para os naturalizados);
- passaporte anterior válido (para renovação);
- CPF
- certidão de nascimento para menores de 12 anos;
- autorização dos pais ou responsáveis para os menores de 18 anos. Verifique aqui as documentações necessárias neste caso;
- comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União.
 

Atenção: quem já mudou de nome em algum momento na vida, mesmo que já tenha feito um passaporte anteriormente, precisa levar o documento que comprove a mudança - como certidão de casamento ou de divórcio.

 

Por conta desse detalhe, quase que mamis não pôde renovar o dela. Como ela já tinha um passaporte, achei que não precisaria levar a certidão de casamento novamente como na primeira vez. Mas na hora, a atendente pediu e, por sorte, o primeiro documento tinha sido feito ali mesmo (no Uai da Praça Sete), em 2013, e eles tinham escaneado a certidão. Ela estava arquivada no computador. Foi muita sorte. Então, não deixe de levar tudo.

 

  • Para confirmar: verifique a lista com toda a documentação necessária no site da Polícia Federal.


➤ Preencher o formulário eletrônico para solicitação do passaporte. Acesse o formulário AQUI. Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue 194. Atenção: somente após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União - GRU.

 

 

FONTE: DED

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ilha da Madeira: piscinas naturais, museu do CR7 e outras atrações turísticas

December 18, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

December 14, 2018

Please reload

Arquivo