Descubra as 7 melhores Festas Juninas pelo Brasil.

June 11, 2018

 

Depois do Carnaval, possivelmente são as festas juninas as maiores representantes da cultura popular do Brasil. Basta ver as multidões que se reúnem para celebrar São João, Santo Antônio e São Pedro, especialmente nos estados do Nordeste.

É chegada a hora então de se preparar para comer muitas comidas típicas de festa junina e embalar no ritmo das quadrilhas. A seguir, a gente lista as 7 maiores e melhores festas juninas pelo Brasil.

 

São João de Campina Grande (Paraíba)

 

Autodenominada como o “maior festa de São João do mundo”, a festa de Campina Grande, no agreste da Paraíba, se estende por nada menos que um mês inteiro. Em 2016, será de 3 de junho a 3 de julho, com centenas de atrações acontecendo no imenso Parque do Povo, que sedia o evento desde 1983.

Depois do lançamento oficial – que terá queima de fogos e show da cantora amazonense Marcia Felipe – a programação segue com “ilhas de forró” (com trios de autêntico forró pé-de-serra), campeonato de quadrilhas, um casamento coletivo no dia de Santo Antônio (13 de junho) e passeios no Expresso do Forró – uma locomotiva temática que leva até o distrito rural de Galante, com shows de forró dentro dos vagões.

Mais de 100 mil pessoas por noite devem comparecer aos shows de nomes como Wesley Safadão, Aviões do Forró, Elba e Zé Ramalho, Padre Fábio de Melo, Banda Magníficos, entre outros. Para ver a programação completa, visite o site oficial.

 

 

São João de Caruaru (Pernambuco)

 

Na cidade denominada “Capital do Forró”, é de esperar que também dispute-se pelo título de maior festa de São João do mundo. E em Caruaru, no agreste pernambucano, a animação é, de fato, intensa. São quase 500 shows acontecendo em seis polos pelo município, quadrilhas com até 4 mil pessoas, forrós, festival de comidas gigantes e desfiles que lotam o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

Neste ano, entre 4 a 29 de junho, a cidade se enfeitará com mais de 50 mil metros de bandeiras, 60 bonecos temáticos e centenas de balões. A abertura será a cargo de Elba Ramalho e Flávio José. Outros nomes confirmados incluem Gusttavo Lima, Matheus & Kauan, Dorgival Dantas e Adelmário Coelho. Para mais informações, clique aqui. Dica extra: a duas horas de distância, a capital Recife também promove intensa programação com sua “São João da Capitá”, nos dias 11 e 12 de junho. Dentre as atrações confirmadas, estão shows de Wesley Safadão, Jorge e Mateus, Aviões do Forró e Victor e Léo.

Pesquise passagem para Caruaru

 

Forró Caju – Aracaju (Sergipe)

 

De 18 a 29 de junho, a capital sergipana realiza seu evento mais popular: o Forró Caju. Todo ano, cerca de um milhão de pessoas se reúnem na praça de eventos Hilton Lopes, para dançar ao som de sanfonas e zabumbas e assistir a quase 200 shows de cantores, bandas e quadrilhas.

Entre as atrações confirmadas do Forró Caju 2016, estão Cavaleiros do Forró e Adelmário Coelho (mais a ser anunciado no site oficial). Um evento paralelo acontece na orla de Atalaia: é o Arraial do Povo, com shows de bandas regionais de forró, concursos, apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas e até uma orquestra.

 

 

 

Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)

 

Uma das mais tradicionais festas juninas do Nordeste, a Mossoró Cidade Junina, comemora 20 anos em 2016. O evento acontece de 4 a 26 de junho na simpática cidade do oeste potiguar, a 3,5 horas de Natal.

Já na abertura, a tradição impera: o histórico bloco junino ‘Pingo da Mei Dia’ arrasta multidões pelo Corredor Cultural da cidade, com três trios elétricos e diversas atrações musicais. Entre os nomes confirmados para as noites de shows na Estação das Artes estão Aviões do Forró, César Menotti e Fabiano, Victor e Léo, Solteirões do Forró, Simone e Simaria e Joelma Calypso. A programação completa pode ser acessada aqui. A festa também dá destaque aos talentos locais, através do espetáculo “Chuva de Bala”, encenado em frente à Capela de São Vicente, e que conta a história dos mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião da cidade em 1927.

 

 

 

Salvador (Bahia)

 

Se a Bahia quase sempre é associada ao Carnaval, no mês de junho a folia muda de ritmo mas não diminui em nada a animação. A capital Salvador e mais de cem outros municípios promovem uma variada programação de shows e festejos típicos de São João, atraindo verdadeiras multidões. Em Salvador, são mais de 100 shows gratuitos no Pelourinho e no Subúrbio Ferroviário, e toda a cidade se enfeita com intervenções artísticas inspiradas na cultura popular da Bahia. A programação oficial ainda não foi anunciada, mas para “aquecer”, de 3 a 5 de junho, acontece o “Arraiá do Galinho” no Parque de Exposições de Salvador, com shows de Ivete Sangalo, Pablo, Calcinha Preta, Amado Batista, Cavaleiros do Forró, Joelma, entre outros. Entre as festas de destaque no interior baiano estão: “Arraiá do Chico 2016”, em São Francisco do Conde (23 a 29 de junho), e o “Forró do Piu-Piu”, em Amargosa (24); que levarão ao palco nomes como Lucas Lucco, Luan Santana, Wesley Safadão, Durval Lelys, Timbalada e Aviões do Forró.

 

 

 

Bumba-Meu-Boi, São Luís (Maranhão)

 

Uma tradição que remonta desde o século 18 segue firme e arrasta multidões todo ano em São Luís do Maranhão. É a festa do Bumba-Meu-Boi, que começa no dia de Santo Antônio (13 de junho) e vai até o dia de São Marçal (30). Grupos folclóricos de todo o estado se encontram nas ruas da capital maranhense para contar a história da escrava Catirina e seu marido, que precisam ressuscitar o animal que haviam matado. Os integrantes se apresentam ao redor de bois coloridos, num festival marcado por danças e ritmos. O principal palco de shows e atividades culturais é a Praça Maria Aragão, que recebe o nome de “Terreiro da Maria” durante o período. Além das tradicionais barracas de palha, os palcos recebem personagens característicos da cultura local, como o Boi da Fé em Deus (sotaque de zabumba), Boi Brilho do Sol Nascente (sotaque de orquestra) e Boi de Maracanã (sotaque de matraca).

 

Cidade Junina, Teresina (Piauí)

Teresina, capital do Piauí, se transforma em “Cidade Junina” todo mês de junho, e atrai quase 200 mil pessoas para seus festejos de São João. Em 2016, a festa se estenderá de 11 a 18 de junho, e terá um novo local: o Shopping Rio Poty, na Avenida Castelo Branco, no bairro Porenquanto. São mais de 40 shows musicais e 25 grupos de quadrilhas que se apresentam ao público e concorrem ao titulo de melhor do ano. Há ainda trios elétricos, apresentações de humor, casamento comunitário, feira de artesanato e uma variada praça de alimentação com comidas típicas da região.

 

 

fonte: nomundo

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Ilha da Madeira: piscinas naturais, museu do CR7 e outras atrações turísticas

December 18, 2018

1/10
Please reload

Posts Recentes

December 14, 2018

Please reload

Arquivo